segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeito COLATO não deverá concorrer a reeleição em 2012


Prefeito IRINEU COLATO não deverá ser candidato nas eleições de 2012. O homem forte do Partido Progressista disse que não irá buscar a reeleição, deixando com isso, aberta a possibilidade de surgirem novos nomes, como do presidente eleito neste domingo, vereador ALVARO CALEGARO. Na manhã de hoje, ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição, ALVARO disse que seu nome está a disposição para ser o candidato a prefeito pelo partido progressista na eleição de 2012. ALVARO confirmou ainda na entrevista, que o próprio prefeito COLATO, em sua manifestação durante o processo convencional do ultimo sábado, disse que não deverá concorrer nas eleições municipais do próximo ano. IRINEU COLATO é o atual prefeito, eleito em 2008. Antes deste mandato atuou duas vezes como prefeito de Horizontina de 2001 até 2004 e de 1975 até 1982, sendo este sido indicado por dois períodos. Atuou como deputado federal entre 1983 e 1985.

Vereador ALVARO CALEGARO é o Presidente do PP de Horizontina


O vereador ALVARO CALEGARO foi eleito presidente do PP de Horizontina, em convenção municipal realizada no ultimo sábado. Na oportunidade foi escolhido o novo diretório e sua executiva. Para presidente foi eleito ALVARO CALEGARO, Vice-presidente JADER CORSO, 2º Vice-presidente AVERI PADOIM, Secretária Geral, ELEONARA DÜRKS, Secretária JULIANA PEITER, Tesoureiro Geral, ELOI CASSOL, e tesoureiro CARLOS BIQUEL. Como Vogais foram eleitos SANDRO SCHREIBER, VILSON RODRIGUES e AIRTON MATTJIE, e suplentes ficaram IRINEU ROSSAROLA, JACKSON FRONZA e SÉRGIO SEIDEL. ALVARO CALEGARO substituirá RUI HIRT, Secretário de Coordenação e Planejamento, na presidência do Partido Progressista.

Café com Ideias de sexta feira dia 20, contou com a participação do deputado JEFERSON FERNANDES


O Café com ideias teve sequência no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, na sexta feira dia 20, e contou com a participação do deputado estadual JEFERSON FERNANDES do PT. JEFERSON lembrou que participou na quarta-feira do Almoço de Ideias promovido pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa e falou nesta mesma linha, que para desenvolver a região ou municípios tem que estarem desenvolvidos. O parlamentar disse que em primeiro lugar as pessoas que querem o desenvolvimento tem que ter muito nítido que tipo de desenvolvimento defende. JEFERSON salientou que o Conselho Regional de Desenvolvimento, que tem a participação de muitas entidades, prefeituras, universidades e parlamentares, vem a longo tempo fazendo discussões, tendo dez prioridades estratégicas com ênfase em todas as áreas que precisa desenvolver, desde a economia, agricultura familiar, bem como nas áreas da saúde, educação e segurança. Também, segundo o deputado, consta nas prioridades do Corede, setores que são motivadores ou que se destacam no desenvolvimento da região, como metalmecânico, moveleiro e confecções. JEFERSON FERNANDES expos que em termo de saber que áreas são importantes e o que devemos fazer está no papel, o que é necessário é mobilização em torno do que é prioritário, o que é atual, e isso ainda está engatinhando. JEFERSON, citou como exemplo, do próprio Corede, que não conseguiu ainda chamar todos os deputados que se elegeram pela região, inclusive com uma pauta definida, para a responsabilidade em torno desta pauta. JEFERSON alertou que é possível ver o eixo Porto Alegre/Caxias recepcionando milhares e milhares de pessoas da região, que ao longo de décadas acabaram saindo daqui em busca de oportunidades e a região Sul bombando a partir do Polo Naval de Rio Grande e aqui alguns setores estão inclusive em crise. O deputado disse que aqui tem muitas potencialidades, mas que é necessário levantar o tom e defender mais a infraestrutura, pois muitos municípios ainda não tem acesso asfáltico e aqueles que tem estão em péssimas condições. Com relação ao desemprego, como as recentes demissões na John Deere e as férias coletivas, JEFERSON argumentou que é preciso agir rápido e em conjunto. Disse que se o problema for no Mercosul, se a empresa, no caso a John Deere, não poderia ter segurado por mais um tempo, haja visto que esta empresa ganha com programas sociais do governo federal, e se tem como não sacrificar os trabalhadores. Esta ação mais imediata, JEFERSON enfatizou que é necessária e teve a satisfação de ouvir dos empresários que participaram do debate em Santa Rosa, plena concordância, tanto que na próxima semana será realizada uma reunião com o presidente do Corede, PEDRO BUTENBENDER, no sentido de tentar alinhar e tomar iniciativas em varias áreas que são urgentes para serem debatidas.

Café com Ideias de quinta feira,contou com a participação do vereador GERSON DE MOURA

O Café com Ideias teve sequência no Jornal Vera Cruz 1ª Edição na quinta-feira dia 19. Participou do programa o vereador do PDT, GERSON DE MOURA, o PESTANA. Para o edil, o desenvolvimento passa numa recuperação da matriz produtiva, um alto investimento e uma alta renovação da pequena agricultura familiar, investimento da agroindústria, na criação de mecanismos para que os produtos que são cultivados no município, sejam melhor aproveitados e valorizados, dentro do consumo e do mercado da nossa sociedade. Segundo GERSON, quando se investe na agricultura, quando se pensa em dar condições de melhores qualidades para o transporte dos produtos agrícolas e investimentos na pequena propriedade para geração de emprego e renda, quando se tem uma visão voltada para o agronegócio, com o agricultor tendo condições de investimentos, numa contrapartida do município e o apoio técnico necessário, se começa a falar em desenvolvimento.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Cafe com Ideias" contou com a participação do Secretário da Indústria e Comércio e Turismo CARLOS BERWIAN

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta quarta-feira dia 18, o Café com Idéias, que contou com a participação de CARLOS BERWIAN, secretário da Indústria e Comércio de Horizontina, e ex-presidente da Aciap. CARLOS lembrou que foi Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina no período de 98/99 e já naquela época a diretoria e os seus colaboradores viram que as escolas preparavam os seus alunos para o mundo do trabalho, uma vez que muito se falava na fábrica, que era a SLC, depois SLC/John Deere e hoje John Deere. Segundo CARLOS, naquele período foi buscado programas, para que os alunos se tornassem empreendedor, fazendo diversos convênios, através do Junior Achiviement, com escolas estaduais e particulares, aonde os jovens faziam os produtos e comercializavam e tinham dentro desta forma de trabalhar a visão de como funcionava uma empresa. No mesmo período CARLOS expôs que foram realizados dois seminários de Empretec, trabalhando as características empreendedoras dos empresários, sabendo assim quais são os pontos fracos e fortes de cada um. De acordo com CARLOS, sabendo qual é o ponto fraco, se não consegue desenvolver em si a mudança, pode buscar pessoas que tem conhecimento para mudar isso dentro de sua empresa. Já como vice-prefeito e secretário da Industria e Comercio, no governo 2001/2004, CARLOS disse que prosseguiu com o trabalho de desenvolvimento do município, e adquiriu como secretário, 5,3 hectares de área, sendo feito trabalho de terraplanagem, com instalação de energia elétrica na parte aumentada do distrito e no período, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento, foi concedido beneficio de área para cinco empresas. Neste mesmo período, CARLOS falou que naquele momento acontecia em Horizontina também a terceirização da John Deere, que já tinha acontecido em Santa Roa, através da AGCO. Com relação ao PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento, CARLOS disse que a administração municipal vem trabalhando em cima dele, ressaltando que alguns pontos ainda não foram alcançados, mas que na sua maioria estão sendo adotados.

terça-feira, 17 de maio de 2011

"Cafe com Ideias" contou com a participação do ex-prefeito RUSCHEL

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Ideias, que contou com a presença do ex-prefeito de Horizontina, JOSÉ LUIZ RUSCHEL. Para RUSCHEL, todos os que já estiveram participando do programa se referem ao PED – Plano Estratégico de Desenvolvimento, como um norte para a administração municipal e também ideias para o desenvolvimento de Horizontina. O ex-prefeito disse que mais de 200 pessoas se reuniram por diversas semanas, na busca de alternativas para o presente e o futuro do município e muitas decisões foram tomadas e isso foi colocado em um documento, formando praticamente um livro, com tudo o que poderia ser feito a curto, médio e longo prazo, para o beneficio de Horizontina. JOSÉ LUIZ RUSCHEL salientou que centenas de itens estão neste PED e poderiam ser posto em pratica, mas cada prefeito tem o Plano de governo particular, e muitas vezes este documento que deveria estar na mesa do Executivo, do vereador e na mesa dos condutores das grandes empresas, fica em segundo plano, achando que o seu plano particular vai resolver os problemas do município. RUSCHEL citou como exemplo o plano de governo da atual administração, salientando que muito do que foi falado não pode ser cumprido, como a reforma administrativa, que tentou se fazer, mas não saiu do papel; a retomada do horto florestal, que na sua opinião o município poderia ter hoje uma cidade totalmente arborizada, com o projeto água limpa podendo ter as arvores produzidas no horto florestal, alem das creches serem abastecidas com verduras. Para JOSÉ LUIZ RUSCHEL, o carro chefe para o desenvolvimento municipal é o Poder Público, que é quem tem os recursos, o maquinário e os servidores.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comandante da 4ª Cia da BM afirma que são inverídicos comentários em Horizontina sobre abuso em autuações por policial

O Tenente Itacir Ziembowiski, comandante da 4ª Cia PM da Brigada Militar, com sede em Horizontina e abrangência também em Dr. Mauricio Cardoso, Novo Machado e Tucunduva, disse que são falsos os boatos que estão circulando em Horizontina nos últimos dias com relação a um caso que vem chamando a atenção, de um policial que recentemente veio transferido para o município. Segundo ele, estes comentários são de que este policial estaria realizando diversas autuações de forma absurda. O Tenente Itacir disse, em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, na Rádio Vera Cruz,que desde o ano passado 13 novos policiais vieram a Horizontina, somados aos demais que já estavam aqui, chega a 35 o efetivo local. Com relação a este servidor, o tenente explicou que ele veio à Horizontina porque foi pedido pelo comando local para que o policial viesse atuar no município, por ser um excelente profissional. Com relação as autuações, o tenente disse que os comentários de que este servidor estaria sozinho, ou isoladamente, fazendo guinchamento de veículos de forma irregular, não é verdade, porque todo veículo que se encontra em situação irregular, tal como, falta de licenciamento, deve ser guinchado, e isto é o que está ocorrendo. Quanto a comentários de que o servidor teria sido agredido por um cidadão horizontinense, o Tenente afirmou que isto também não é verdade, pois o policial está trabalhando normalmente. Citou que inclusive foi procurado por um cidadão que estava preocupado, uma vez que chegou ao seu conhecimento de que ele teria sido o autor de agressões, que não ocorreram, nem mesmo autuação a este condutor ou familiar seu. Outro comentário de que o policial já estaria sendo transferido de Horizontina para outro município, o comandante da BM frisou que também não procede, uma vez que ele veio para o município dia 5 de abril, e que pelo bom trabalho que ele vem pretsando no município, a corporação local não quer perde-lo.

Policia prende secretários e ex secretários de saúde

A Operação Saúde, da Polícia Federal, prendeu nesta segunda-feira um total de 34 servidores públicos municipais — em todo o país — suspeitos de envolvimento em um esquema nacional de fraudes na compra de medicamentos e equipamentos hospitalares. Até o fim da manhã, foram confirmadas as prisões dos secretários de Saúde de Pinhal da Serra e de Mariano Mouro. No total, segundo a PF, entre os presos estão 12 secretários e ex-secretários municipais de pastas como Fazenda, Finanças e, principalmente, da Saúde. Todos são investigados desde a instauração do inquérito policial, em 2007.

— Muitos são ex-secretários, pois já foram afastados durante as investigações da Polícia Federal — ressalta o delegado regional da PF, José Antonio Dornelles.

Em Sarandi, um ex-funcionário do setor de compras da prefeitura foi preso. Em Erechim, na casa de um servidor também responsável pelo setor de compras, foram apreendidos documentos.

Em Barão de Cotegipe, onde existem 15 empresas de distribuição de medicamentos, sete empresas sofreram mandados de busca e apreensão e a PF cumpriu pelo menos 21 mandados de prisão na cidade.

No total, foram confirmadas as prisões de 24 pessoas no Rio Grande do Sul. No total, a Operação Saúde cumpre 64 mandados de prisão em sete unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

O esquema

Com a instauração do inquérito policial, em 2007, foi constatado o desvio de verbas públicas federais destinadas pelo governo federal à compra de medicamentos pelas prefeituras — a verba integrava o Programa de Assistência Farmacêutica Básica, popularmente conhecido como Farmácia Básica.

As empresas envolvidas participavam de uma mesma licitação em determinado município e operavam as propostas de modo que sempre o mesmo grupo acabava vencedor.

As investigações operacionais, com participação da Controladoria Geral da União (CGU), iniciadas em outubro de 2009, apontaram que os responsáveis pelo setor de compras ou secretarias municipais de saúde compravam os medicamentos necessários à população, com preços superfaturados, e muitas vezes os remédios sequer chegavam a ser entregues.

— Eles se organizavam em pelo menos três grandes grupos de empresas, que participavam das licitações. Um deles faturou 40 milhões somente em 2009 e outros 70 milhões em 2010 — afirma Dornelles.

Conforme o chefe da delegacia de Passo Fundo, Paulo Bulgos de Andrade, em alguns dos municípios, os medicamentos entregues pelas empresas envolvidas na fraude estavam vencidos ou próximos da data de vencimento e eram de má qualidade.

Inter é Campeão Gaúcho


A emoção foi protagonista durante toda a decisão do Gauchão, neste domingo, no Estádio Olímpico. Depois de um jogo eletrizante, que terminou com a vitória de 3 a 2 para o Inter, o time de Falcão bateu o Grêmio nos pênaltis por 5 a 4 e conquistou a taça.Lúcio abriu o placar para o Grêmio, mas Damião e Andrezinho viraram para o Inter. No segundo tempo, D'Alessandro, de pênalti, colocou a taça na mão do time de Falcão, mas após uma falha de Renan, Borges fez o segundo e levou a decisão para as penalidades máximas.Nas cobranças, Douglas, Rochemback, Rodolfo e Lins fizeram os gols. Já Adílson, Willian Magrão e Lúcio desperdiçaram, após três defesas de Renan. Pelo lado do Inter, D'Alessandro, Oscar, Bolatti, Nei e Zé Roberto marcaram. Kleber e Damião perderam.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Café com Idéias" teve a participação de ADALTO PIMENTEL GOMES

Participou do programa de hoje o Presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil e Diretor Municipal de Esportes, ADALTO PIMENTEL GOMES falando sobre o Desenvolvimento Municipal./ Ele destacou que como trabalhou no Governo do Estado, quando estava na ativa da Brigada Militar, visitou vários municípios em casos de decreto de situação de emergência, em comparando Horizontina com muitos municípios do Estado, constatou que um dos problemas enfrentados é com relação ao difícil acesso de Horizontina para os grandes centros. Disse que isto faz com que perdemos empresas para outros municípios que estão melhores localizados./ ADALTO citou como exemplo, a fábrica de tratores da John Deere que foi para Montenegro por ter uma melhor localização./ Lembrou que a comunidade cobra muito as ações do Poder Público, e que muitas vezes as coisas não acontecem como deviam. /ADALTO PIMENTEL observou que na maioria das vezes, uma Administração Municipal assume, e não divulga o que o Governo anterior vinha realizando em termos de projetos e obras de desenvolvimento, gerando com isto, problemas para toda comunidade./ Disse que na sua visão, deveria ocorrer mais investimentos em pequenas e médias empresas, para em momentos como agora, que ocorrem demissões no setor Metal Mecânico, não aconteçam tantos problemas de falta de emprego./ Citou como exemplo, mais investimentos em agroindústrias por exemplo, para que sejam industrializados os produtos e comercializados no próprio município./ ADALTO frisou que muitos município que não possuem uma empresa como Horizontina, no caso a John Deere, tem um bom desenvolvimento em função destas alternativas diferenciadas de investimentos em outros setores./ Destacou que estas iniciativas no entanto, dependem de um conjunto de ações que devem ser feitas tanto do Poder Público, quanto de empresários e entidades constituídas. /Segundo ele, somente o Poder Público não tem condições de conceder todos estes incentivos, uma vez que a lei muitas vezes não permite./ Enfatizou que a atual Administração está fazendo sua parte, trabalhando intensamente para deixar o Distrito Industrial em condições de receber novas empresas, dependendo dos empreendedores para fazer os investimentos necessários./Com relação ao PED, ADALTO disse que cada setor está fazendo sua parte, citando que no esporte por exemplo, onde ele atua como Diretor Municipal, muitas competições estão sendo realizadas, oferecendo lazer para a população./Na sua visão, o Esporte e Lazer deveria ser através de uma secretaria própria, como forma de oferecer mais oportunidades principalmente para a Juventude./

quarta-feira, 11 de maio de 2011

"Café com Ideias" contou com a participação do empresário EGON KLAESSNER

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta quarta-feira dia 11, o Café com Idéias, que contou com a participação do empresário EGON KLAESSNER, ex-secretário da Industria e Comércio e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina. Para EGON, o desenvolvimento tem que ser composto por ações permanentes em todas as comunidades, devendo ser puxado pelo Poder Público, em parceria com as instituições de classe, como Associações Comerciais e Sindicatos. Segundo EGON, é um processo que não se esgota numa ação, devendo ser permanente e periodicamente revisto e realinhado, de acordo com a realidade de cada localidade e região e em Horizontina não deve ser diferente. EGON disse que muitas ações já foram feitas, mas muitas vezes falta o habito de agir, dependendo muito de como as pessoas reagem para que se atinja um desenvolvimento diário e sustentável. Conforme o empresário, o Plano Estratégico de Desenvolvimento foi e é uma ação muito importante, mas pode que não esteja dando talvez a importância que realmente tem e que mereceria, pois na época em que foi desenvolvido este plano de ação, foram reunidas várias autoridades públicas, instituições e sindicatos, com uma ampla discussão de alternativas. EGON salientou que Horizontina tem uma situação atípica, com uma grande empresa, e as pessoas de uma certa forma até se acomodam em cima disso, deixando de tomar outras alternativas, com a diversificação devendo ocorrer não somente na agricultura, mas tambem no comércio e na industria. EGON expôs que muitas ações foram levantadas neste Plano Estratégico de Desenvolvimento, em 2006/2007, e de la para cá algumas coisas aconteceram, mas muitas ainda não, que poderiam estar ocorrendo. O Plano Estratégico de Desenvolvimento que foi elaborado quando era Secretario da Industria e Comercio, EGON falou que buscou a Aciap na época, fazendo uma pesquisa de demanda do comercio, como a fuga de investimentos que ocorria no município, e várias ações foram tomadas neste sentido, como o próprio parque municipal de eventos, que foi herdada uma área abandonada e em quatro anos, em cima de um plano de ação foi construída muita coisa. EGON lembra que havia sido projetado uma incubadora tecnologia que foi iniciada e parou, sendo que recursos que já estavam aprovados, não sabendo exatamente a razão, mas podendo ter ocorrido demora na aplicação destes valores, não houve conclusão, embora o prédio foi iniciado, com o alicerce levantado. EGON alertou que na época fazia parte deste conjunto a construção do pórtico de entrada do parque, estando no projeto tambem, a conclusão dos pavilhões, que faltavam os portões e os pisos, e isso foi concluído. O projeto previa ainda, de acordo com EGON, a construção de mais um conjunto de banheiros, que não foi nem iniciado, sendo iniciadas as ruas internas, que tambem não foram concluídas.Citou ainda, o Distrito Industrial II, na saída para Três de Maio, que segundo ele, a área foi adquirida na administração anterior e até o momento ainda nao foi colocada em funcionamento, para que seja criada novas alternativas para as empresas no local.

"Café com Ideias" contou com a participação do professor CEZAR MANTOVANI

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira dia 10, o Café com Idéias, que contou com a presença do professor da Fahor CEZAR MANTOVANI. MANTOVANI disse que acreditar que a primeira coisa pela consciência coletiva de que as ações devem ser desenvolvidas por acreditar que cada um faz parte deste processo de desenvolvimento, seja ele, econômico, social e cultural, ou seja, nas várias áreas que considera que façam parte do desenvolvimento. Conforme o professor, não é só dinheiro no bolso, mas são outras questões que fazem com que uma sociedade evolua, cresça e melhore a qualidade de vida. Na avaliação de MONTOVANI, Horizontina ao longo dos anos tem dado passos importantes, e cada uma isolada tem feito o seu papel, com cada empreendedor que busca desenvolver seus negócios. CEZAR MANTOVANI salientou que um fator que precisa ser implementado, é de se reeducar um processo de discussão, tendo alguns movimentos neste sentido, como em 2007 quando foi feito um Plano Estratégico de Desenvolvimento, que definiu diretrizes, ações, projetos prioritários, e a partir dela o próprio poder público foi desenvolvendo ações. MANTOVANI entende que aquele plano de desenvolvimento precisa ser reavaliado e deveria ser retomada as discussões em torno daquele projeto.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Azaleia fecha fábrica em Parobé e demite 800 funcionários

A fábrica cinquentenária da Azaleia no Rio Grande do Sul encerrou a produção em Parobé, no Vale do Sinos. O fechamento da unidade resultou na demissão de 800 funcionários. A informação foi confirmada por nota divulgada pela companhia na tarde desta segunda-feira.
_ A concorrência com os calçados importados está cada vez maior. Foi uma medida absolutamente necessária por questões de competitividade _ justitificou o presidente da Vulcabras/Azaleia, Milton Cardoso, que também presidente a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Conforme Cardoso, a decisão de fechar a unidade gaúcha foi tomada pela mesma ser a menor em termos de volume de produção. Com o fechamento, segundo a Azaleia, haverá uma redução de 8 mil pares por dia na capacidade total de produção da empresa.
Atualmente a empresa tem 44 mil funcionários em quatro unidades instaladas no Nordeste e na Argentina.
— Reduzir empregos é sempre uma medida penosa, porém necessária. Na atual conjuntura econômica brasileira os setores intensivos em mão de obra (entre eles a indústria de calçados) têm sido obrigados a realizar ajustes em função de vários fatores adversos que já foram extensivamente diagnosticados, mas que seguem intocados pela política econômica e, incompreensivelmente, com perspectivas cada vez mais claras de consolidação — informa a empresa em nota.
A Azaleia argumenta que os ajustes de produtividade que "poderiam ser feitos com 'maior produção com os mesmos meios' têm que ser feitos na base de 'mesma produção com menores meios".
De acordo com a companhia, essa situação levou a empresa a acelerar as reduções de custos "para a velocidade determinada pelo avanço das variáveis externas à companhia".
Pelos próximos três meses, os benefícios de cesta de alimentos, assistência médica e creche para crianças continuarão a ser concedidos para os funcionários demitidos, segundo a empresa.

PP realiza sua convenção dia 21 de maio em Horizontina

No transcorrer da ultima semana por duas ocasiões, na quarta-feira e no sábado, o Partido Progressista de Horizontina esteve reunido, tendo em vista a atender as determinações da própria sigla partidária, através da Resolução, que fixou em todo o estado do Rio Grande do Sul, que as convenções deverão ocorrer no dia 21 ou 22 de maio. De acordo com o presidente do PP, RUI HIRT, a convenção no município deve acontecer no dia 21 de maio, as 9 horas, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, conforme RUI, serão eleitos os novos membros efetivos e os suplentes para o diretório municipal, alem da escolha dos delegados para a convenção estadual e seus respectivos suplentes, bem como a eleição do Conselho Fiscal e suplentes, eleição do Conselho Consultivo Municipal e suplentes, eleição do Conselho de Ética, Fidelidade Partidária e os seus suplentes. Conforme RUI HIRT, 37 pessoas serão escolhidas, chamados de convencionais. RUI salientou que depois de constituído o diretório municipal, o presidente da convenção terá um prazo de até cinco dias para promover a eleição da nova executiva do Partido, mas a própria Resolução permite de que há possibilidade de logo após a eleição do diretório, pode-se eleger no mesmo dia, a eleição da executiva partidária. RUI expôs que esta possibilidade está sendo fortemente trabalhada, e que a nova executiva deverá ser escolhida no mesmo dia. As chapas, segundo RUI, deverão ser registradas 48 horas antes da eleição, estando cotados para assumir o PP de Horizontina, o vereador ALVARO CALEGARO, podendo ainda ter uma segunda opção com o jovem JADER CORSO. No entanto, segundo RUI, deverá ocorrer uma chapa de consenso para o processo eleitoral interno do PP local.

Café com Ideias contou com a participação do Secretário da Agricultura AVERI PADOIM

O Café com idéias teve sequência na sexta feira dia 06, no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, e contou com a participação do Secretário da Agricultura, AVERI PADOIM. O ex-vereador por três mandatos e ex-prefeito disse que conhece praticamente todo o Brasil, alem de viajar para Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile, e nestes lugares tentou ver as culturas e o que se passa nestes países e nestas regiões, diferentes de Horizontina. CHICO disse que muitas pessoas que passaram por Horizontina na sua carreira profissional, acabam retornando e residindo no município depois de se aposentarem, significando que aqui é um lugar tranquilo, onde esta miscigenação de raça faz com que seja um povo culto, ordeiro e trabalhador. Um dos pontos altos do município, conforme CHICO, é a educação, com vários colégios e faculdade, com vários setores sendo registrados um crescimento muito acentuado, com uma vocação industrial, devido a John Deere, que graças a ela, empresas de pequeno porte que se instalaram no município e muitos empreendedores, que eram próprios funcionários da antiga SLC, criaram a sua empresa. A logística aqui é um pouco diferente e mais difícil do que ser uma cidade próxima a um porto ou a uma grande metrópole, como o caso de Porto Alegre, dificultando muitas vezes a vinda de outras empresas em optar por Horizontina, mas a nível regional, Horizontina desponta, inclusive muitas pessoas da região vindo procurar emprego no município. PADOIM salientou que há bem pouco tempo atrás o comercio de Horizontina era bastante fraco, e a população ia a Santa Rosa e a Três de Maio fazer suas compras e hoje isso tem mudado e muito, com o comercio inovando e competindo com as lojas e mercados da região. Na visão de AVERI PADOIM, um dos setores que ainda está pecando e precisa ser investido é no anel viário, pois o transito pesado passa ainda hoje pelo centro da cidade, alem da conclusão da RS 305, e com a sua conclusão, Horizontina será um corredor de passagem, principalmente para os municípios mais ao sul do estado, com destino ao centro maior do Brasil.

"Café com Idéias" foi realizado na ACIAP

O Café com Ideias da última quinta-feira dia 5, teve o destaque do Café com Associado da Aciap, que foi realizado unto o auditório da entidade. Na oportunidade foi feito o lançamento do Departamento de Desenvolvimento Municipal, que de acordo com o vice-presidente da Aciap, GILMAR QUINTILIANO, o Departamento é criado dentro da Associação Comercial, formado e gerido por membros da diretoria e de pessoas de diversos setores, representando diversos segmentos do município./ QUINTILIANO salientou que o objetivo geral do Departamento, é identificar as demandas, elaborar, desenvolver e aditar projetos e soluções, para o desenvolvimento do município. O presidente da Aciap, KLERYSTON SEGATT, o Café com Associado é em edição especial, porque a Associação Comercial propiciou o café para levar assuntos de interesse da entidade, criando um Departamento de Desenvolvimento interno e fazendo toda a abordagem para a comunidade, pois várias reuniões já haviam sido realizadas. KLERYSTON disse que as ideias serão colocadas em ação, em possíveis parcerias com o Poder Público, com instituições privadas e com toda a comunidade. A ideia, conforme KLERYSTON já vem de longo tempo sendo construída pela diretoria e agora saiu do computador e foi para a impressora, pois já tem ela materializada e será trabalhada. KLERYSTON completou que tudo depende do desenvolvimento e do comprometimento das pessoas, precisando criar um clima de motivação, para o trabalho continuar andando. Já o prefeito IRINEU COLATO disse que o tema principal do Café com o Associado de hoje foi o desenvolvimento e esta é uma das preocupações e das metas da administração municipal. COLATO salientou que é importante ter presente de que quem promove o desenvolvimento, com os apoios necessários, são os empreendedores, que as vezes não estão presentes, citando como exemplo, no Distrito Industrial II, foi mandado correspondência para seis empresas apresentarem os projetos e os documentos previstos em Lei, apenas uma apresentou. COLATO expôs que muitas vezes as empresas não se habilitam legalmente, e com isso, fica a impressão que não se tem apoio e incentivo, e por isso, não há desenvolvimento.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Café com Ideias" contou com a participação do vereador AIRTON MATTJIE

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta quarta-feira, o Café com Idéias, que contou com a participação do vereador AIRTON MATTJIE, Presidente da Câmara de Vereadores de Horizontina. No entender do vereador, apesar das demissões que ocorreram na John Deere, o município vem crescendo cada vez mais. Para AIRTON, a administração atual tem se empenhado para que aconteça o que for de melhor para o município e se progrediu em vários setores e segmentos, como por exemplo, a Secretaria de Obras, com a aquisição de uma patrola nova, alem de uma retroescavadeira, uma esteira e uma segunda retroescavadeira para fazer trabalhos rotineiros. AIRTON ainda lembrou as obras de acesso asfaltico em diversos bairros da cidade, alem da estruturação do parque de exposições. Nos últimos dois anos, na opinião do vereador, tem muitas empresas que cresceram em consequência da terceirização de trabalhos da John Deere, mas é preciso ampliar isso, para que empresas que queiram se instalar no município e as que estão aqui implantadas, tenham um olhar diferenciado.

PDT elege diretório e homologará nova executiva nesta quarta feira

O Partido Democrático Trabalhista PDT de Horizontina viveu no último final de semana a convenção municipal, para renovação de seu diretório e escolha da nova executiva municipal. Caberá aos novos eleitos, a coordenação do partido pelos próximos dois anos, onde amplia-se a responsabilidade em razão do processo eleitoral de escolha do novo prefeito e os novos vereadores.Duas chapas foram apresentadas, uma pelo atual presidente Adilson Abran e outra pelos vereadores Larri Jappe e Gerson de Moura defendendo a renovação. Após intensa e qualificada discussão, ocorreu a formatação de uma chapa única para o diretório, que foi eleita com 67 votos favoráveis e apenas um contrário, no último domingo, junto a Câmara Municipal de Vereadores. Na última esta segunda-feira, uma reunião acordou nova chapa de consenso também para a nova executiva municipal, recaindo a escolha sobre a titularidade do militar aposentado e empresário Alucio Aloisio Koehler, tendo como vice o advogado, doutorando em Direito Ambiental Ezequiel Martins da Silva. Como Secretário Geral o ex-vereador e micro-empresário Paulo Cesar Fischer e como Tesoureiro o funcionário público Valdecir Sost Bobato. Um encontro dos convencionais eleitos no último domingo, será realizado nesta quarta-feira, ás 20h na Câmara Municipal de Vereadores de Horizontina, onde a nova executiva receberá a homologação. O Partido Democrático Trabalhista, reafirma com o processo sua grandeza e força visando as próximas eleições municipais, onde já trabalha internamente visando a construção de uma séria e qualificada política de alianças, com partidos de seu campo ideológico e prepara a apresentação de uma nominata, com quase 20 nomes para a Câmara Municipal. Com 400 filiados, 40 deles somente nas últimas duas semanas, o PDT governou Horizontina já por três oportunidades. João de Oliveira Borges fez o governo pioneiro tendo como vice Adalberto Sartor de 1993/1996. Borges fez seus sucessores, Eduardo Jorge Horst(prefeito) e Nildo Hickmann(vice) no segundo governo de 1997/2000, e voltou a governar com Eduardo Horst de vice de 2005/2008. Atualmente o PDT está representado no Legislativo Municipal com dois vereadores. Larri Jappe, vice-presidente do parlamento e Gerson Paulo Rocha de Moura, líder da bancada.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Deputado OSMAR TERRA preocupado com as demissões na John Deere


O Deputado Federal OSMAR TERRA esteve na ultima sexta-feira em Horizontina participando da inauguração do novo PSF Industrial/Colato. Em entrevista à Radio Vera Cruz, disse estar muito preocupado com as demissões da John Deere e com as declarações do Diretor ALFREDO MIGUEL, dizendo que estão pensando em ir para Argentina, porque não tem tido apoio do governo brasileiro. TERRA disse que realmente o que se tem que ter é mais apoio, pois a Argentina está boicotando importante mercado da John Deere, boicotando a entrada de produtos, limitando a entrada de máquinas, com 600 tratores parados nos galpões da aduana, sem conseguir entrar no país vizinho, alem de 150 colheitadeiras paradas. OSMAR TERRA salientou que não conseguimos mais exportar para nenhum outro lugar por causa da política cambial do governo, que está muito ruim para a industria. TERRA expôs que estará mobilizando em Brasília, a bancada gaúcha, para que o governo tenha uma atitude mais agressiva e mais atuante em relação a Argentina, através dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, para tentar resolver este impasse das máquinas, tratores e implementos que estão parados e não conseguem entrar naquele país. Já o prefeito IRINEU COLATO disse que não tem nenhuma informação sobre o assunto, mas espera que o governo brasileiro e o estado não permita isso, que seria um caos, não somente para Horizontina, mas também para o Rio Grande do Sul.

"Café com Idéias" contou com a presença do empresário VALDIR CAON

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Idéias, que contou com a presença do empresário VALDIR CAON. Para CAON, todo o desenvolvimento passa primeiro por uma estratégia, tendo como responsável por orientar a comunidade, o Poder Público, mas a sociedade como um todo tem um papel muito importante, em participar das discussões, do que realmente se quer para Horizontina para os próximos anos. CAON disse que pensando em desenvolvimento nada se fez a curto prazo, com o grande desafio de pensar a longo prazo. O empresário lembrou que Horizontina tem um estudo importante: o Planejamento Estratégico que foi desenvolvido com a comunidade universitária, que fez todas as forças políticas, comunidade e os empresários, a pensarem este planejamento, e no seu entender, não está sendo seguido na linha que deveria seguir. Segundo VALDIR CAON, Horizontina tem um grande problema, o medo do novo, pois sempre que se propõe uma ideia nova, um desafio, alguma coisa que realmente venha a inovar, meio bloqueia a comunidade, pois as pessoas tem medo em se expor, medo de ver o que vai dar, preferindo ficar no que está aí, que é cômodo e seguro. E por este motivo se passa por situações como a que estamos vivendo, com a demissão da John Deere, a possibilidade de se mudar daqui, com parte da industria já saindo de Horizontina, ficando assim, com uma comunidade de velhos e nada acontece de novo. CAON expôs que o grande desafio de Horizontina e das pessoas que aqui vivem é buscar alternativas novas, se propor para que em 10/12/15 anos se tenha uma nova situação, um novo modelo de gestão e de economia. VALDIR CAON completou dizendo que o planejamento estratégico da as direções básicas que deve ser feito, pois somos uma comunidade que tem recursos e bons, com R$ 2.500 a R$ 3.000,00 por pessoa/ano em Horizontina e se transformar em famílias ou instituições e empresas, tem aproximadamente R$ 10.000,00 por estabelecimento. CAON disse ser sabedor das limitações que o município possui, como a briga pela RS 305, que já dura mais de 30 anos, e no seu entender falta atitude da comunidade.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prefeitura de Horizontina emite execução fiscal para chefe do executivo anterior, pela reforma do Fusca


Em 2007, a administração Municipal de João de Oliveira Borges e Eduardo Jorge Horst, realizou a reforma do Fusca ano 1982, na Secretaria Municipal de Agricultura da época, com investimentos de R$ 12.872. Os valores foram considerados absurdos na época, pelo ano do automóvel. No governo passado, o procedimento foi encerrado sem apontar culpados pela supervalorização do veículo. A dificuldade em obter uma perícia no carro seria a razão para a falta de conclusão da sindicância. O prefeito Irineu Colato , que assumiu a administração municipal em 2009, determinou nova investigação. O automóvel, avaliado na época em R$ 3,5 mil, começou a passar por transformações em 2006. De vermelho, passou a ser branco e teve mudanças na lataria, estofamento e motor. A reforma se estendeu até metade de 2007 e ocorreu em cinco oficinas da cidade. O Fusca fora cedido ao Corpo de Bombeiros na década de 90. Quando retomado pela prefeitura, estava em precárias condições. Na época da reforma, estava sendo usado pela Secretaria da Agricultura do município. Na oportunidade, o então secretário da pasta, Larri Jappe, hoje vereador, alegou que era necessário um veículo mais rústico para os serviços nas estradas do interior. Mesmo sem as conclusões da sindicância, o Ministério Público decidiu seguir a investigação. A promotoria de Justiça encaminhou a perícia do Fusca para ser realizada por um engenheiro mecânico especializado na área automotiva da Faculdade de Horizontina. Naquele período, a promotoria chegou a pedir informações sobre o preço de peças a concessionárias da região. Das investigações, resultou em uma ação, além de vários apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. Os auditores do Tribunal de Contas, apontaram entre as diversas irregularidades no exercício de 2007, desorganização administrativa, ineficiência e ineficácia do Controle Interno da Auditada e a incúria dos Servidores do trato da coisa pública, face a quantidade de erros ou equívocos cometidos em apenas um procedimento administrativo de pequena monta, sem qualquer dificuldade para sua execução. Nestes quesitos, consta o pagamento de R$ 12.902,54 pela reforma do automóvel Fusca 1982, quando o valor de mercado desse veículo é cerca de R$ 3.500,00. O prejuízo é de R$ 9.402,54. O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas manifestou-se por intermédio do Procurador Geraldo Costa da Camino, pela imposição de multa, fixação de débito, emissão de Parecer Favorável à aprovação das Contas do Senhor Eduardo Jorge Horst e Desfavorável à aprovação das Contas do Senhor João de Oliveira Borges, ciência ao Procurador-Geral de Justiça e ao Procurador Regional Eleitoral e recomendação ao atual administrador para que corrija os apontes criticados. Desta forma, a Prefeitura Municipal de Horizontina está emitindo execução fiscal no valor de R$ 30.692,78, para que seja cobrado do então prefeito da época, João de Oliveira Borges. Além dos R$ 12.902,54 da reformas do Fusca, constam outras irregularidades, como, pagamento de diárias sem finalidade pública, dispensa de licitação para contratação de serviços de iluminação, recursos de adiantamento não aplicados à sua finalidade.

"Café com Idéias" de sexta feira dia 29, contou com a presença do Presidente do PDT

O Café com idéias teve sequência na última sexta feira dia 29,no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, e contou com a participação do presidente do PDT de Horizontina. Para ADILSON ABRAN, o Poder Público deveria trabalhar o desenvolvimento em todas as áreas, como na agricultura, com projetos de iniciativa e incentivos. ADILSON lembrou que no governo passado se trabalhou a questão da suinocultura, podendo ser incrementado na questão de aves e fruticultura. Uma área lembrada por ADILSON, que na sua opinião é importante e que está parada no município, é o incentivo as empresas no município, com estrutura de prédios e áreas, para se desenvolver. Lembrou que a administração anterior, adquiriu a área do Distrito Industrial II, que ainda não foi colocada em funcionamento pelo atual governo. Na avaliação de ADILSON, o Poder Público está deixando a desejar, com o tempo passando e alternativas não estão sendo buscadas. Ele lembrou das demissões ocorridas recentemente na John Deere, e que estas pessoas possam ter outras oportunidades de trabalho e que não precisa ficar dependendo unicamente da multinacional.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.