terça-feira, 7 de junho de 2011

Café com Ideias desta terça feira contou com a participação da professora SILVIA MELLO

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Ideias, que contou com a presença da professora SILVIA NATALIA DE MELLO. Segundo SILVIA, o desenvolvimento é um assunto complexo e provoca a pensar sobre o município, mas sem perder de vista as questões globais, porque há uma rede de convicções e que não se pode pensar somente no espaço local, precisando porem, fazer isso de forma bem ponderada./ SILVIA salientou que o principal requisito para o desenvolvimento é o pensar, e este pensar passa pelo planejar, do que eu quero afinal para o desenvolvimento e o que eu considero desenvolvimento. A professora expos que poderia dizer que o desenvolvimento para sua pessoa é ter um conforto considerável em sua casa, sua cidade bonita e limpa, mas também poderia pensar em conforto para as demais pessoas, com um desenvolvimento sustentável, que seja bom para qualquer cidadão que esteja inserido neste espaço. Neste contexto, SILVIA MELLO, disse que o desenvolvimento passa pelo Poder Público, não somente o Municipal, alem da cadeia produtiva, que são as empresas e as fabricas, bem como a sociedade em geral. Para SILVIA, o Poder Público envolve um numero considerável de pessoas, seja em funcionários ou em atendimentos, que oferece o serviço básico para a população, como saúde, educação e infraestrutura. A cadeia produtiva, conforme a professora, é trabalhado com a grande empresa, que é o setor metalmecânico, mas é muito maior do que isso, se pegar os micro e pequenos empresários, empregam tanto quanto a John Deere. Hoje, de acordo com SILVIA MELLO, está se trabalhando de uma forma mais independente, não mais tão dependentes destes setores produtivos. SILVIA expos que hoje, por exemplo no setor de educação, se trabalha para que os jovens sejam empreendedores, não mais somente dependente de um trabalho, mesmo que eles dependam disso, sejam empreendedores em suas ideias naqueles locais, que tenham autonomia e poderá ser verificado isso, na forma da organização da escola, do pensamento dos educadores, no trabalho que é realizado naquele cotidiano.

Café com Ideias do dia 03 de junho contou com a participação do professor PEDRO BUTENBENDER

O Café com ideias teve sequência dia 03 de junho, no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, contou com a participação do professor PEDRO BUTENBENDER, Presidente do Corede Fronteira Noroeste. Para o professor, o desenvolvimento é um assunto presente em todas as lideranças e comunidades que visam e almejam ampliar as condições de vida, de trabalho, de produção de um município ou de uma região, do estado ou de um país. O desenvolvimento, segundo BUTENBENDER, deve contemplar uma visão integrada por parte das lideranças e da população em geral, em relação a visão de futuro, e num segundo momento, contemplar uma qualificada equipe de lideranças e de instituições que protagonizam sobre este trabalho, alem disso, ter competências claras, sejam elas, de organização, de execução, no que diz respeito, as iniciativas que precisam ser tomadas. Alem disso, conforme o professor, é preciso ter instituições fortes e solidas para dar sempre a organização por um lado e a institucionalidade e a continuidade por outro. O processo de desenvolvimento, conforme PEDRO BUTENBENDER, deve contemplar sempre, a participação do poder público, das instituições educacionais, universidades, público em geral, alem das demais entidades da comunidade em termos de organização e estruturação, devendo ter a colaboração direta também, dos empresários. BUTENBENDER disse que o Corede tem empreendido varias experiências positivas e inovadoras, de planejamento, de organização e de estruturação dos seus Planos Estratégicos de Desenvolvimento. O professor salientou que quando se fala em planejamento estratégico de um município, de uma região ou de um estado, pode ter outros objetivos envolvidos, como por exemplo, o de que o próprio processo de planejamento, o de participação, o de envolvimento da comunidade e das lideranças, no debate de futuro, é um objetivo estratégico. Outro objetivo estratégico, segundo ele, é fazer com que o coletivo reflita sobre a sua realidade e também sobre as suas perspectivas de futuro e num terceiro ponto, é preciso ter no plano estratégico o efetivo instrumento de organização, de canalização e de priorização dos recursos dos projetos e das iniciativas neste sentido. Na avaliação de BUTENBENDER, tanto o processo de planejamento do Plano Estratégico da região Fronteira Noroeste, concluído no ano de 2010, quanto dos 27 Coredes do Rio Grande do Sul, que fizeram os seus projetos, atenderam a estes três objetivos. Entende o professor, que nesta linha esta também, como o PED de Horizontina, entre outros municípios.

Café com Ideias do dia 02 de junho contou com a participação do Presidente do PMDB NILTON GARCIA DA SILVA

O Café com Ideias teve sequência no Jornal Vera Cruz 1ª Edição do dia 02 de junho e contou com a participação do presidente do PMDB de Horizontina e atual secretário da Saúde, NILTON GARCIA DA SILVA. NILTON disse que vive há 28 anos em Horizontina, e durante todo este tempo ouve de que o município precisava ter uma alternativa a grande empresa, porque na verdade a John Deere é o maior empregador individual, e precisaria ser feito algo para que os munícipes pudessem ficar aqui. Segundo o secretário, em torno de 80% de retorno do ICMS de Horizontina vem da John Deere e o segundo maior empregador individual do município é a própria prefeitura, e é aí que começa o problema. Conforme NILTON falta uma segunda opção de emprego individual em Horizontina, e o município precisa, em primeiro lugar, em termo de desenvolvimento, fazer o dever de casa, ou seja, tratar de forma descente e legal aquelas empresas que estão aqui instaladas. Num segundo momento, segundo NILTON, o município tem que ser preparado e adequado, criando formas e maneiras para que se possa atrair novos investimentos. Para isso, de acordo com o secretário, existe no município dois distritos industriais e a administração está fazendo para que estes locais tomem forma para receber outras empresas e industrias, com outros pontos de geração de emprego e renda.

Café com Ideias do dia 1º de Junho contou com a participação da empresária ELITE GIOVANELLA

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição do dia 1º de junho, o Café com Ideias, que contou com a participação da empresária ELITE GIOVANELLA. Para a empresária, o desenvolvimento passa por diversos setores, principalmente a saúde. ELITE disse que a saúde é fundamental para se trabalhar com mais disposição e dedicação, e tudo o que fizer é preciso estar bem para que tudo aconteça. Com relação a saúde em Horizontina, ELITE salientou que está melhorando, pois há menos filas e os Programas Saúde da Família estão melhores, tendo claro problemas ainda, como depressão, muitos casos de câncer, e este conjunto de pequenas coisas precisam ser verificados o porque. Outro setor questionado por ELITE diz respeito a água, que é o alimento principal, e é fundamental para a saúde, mas assim como é fundamental ela pode ser prejudicial. Com relação a educação, ELITE GIOVANELA, expos que Horizontina está de parabéns, com diversas conquistas, mas sempre tem alguma coisa que é preciso melhorar. ELITE, que já foi professora, disse que não admite que ainda hoje professores tem a audácia de porque não estão bem consigo, dizem que estão doentes, não fazem nada para resolver e pegam atestado médico e o diretor do colégio e os alunos precisam buscar soluções. Para ela, professor tem que ser terapeuta, precisando primeiro cuidar de si, precisando ser bom consigo mesmo, não se admitindo que uma educadora entre para sala de aula com algum problema de doença.

Professora JANETE STOFFEL da FAHOR, participou do Cafécom Idéias dia 31 de maio

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição do dia 31 de maio,o Café com Ideias, que contou com a presença da professora JANETE STOFFEL, Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Fahor. Para a professora não há uma receita pronta de desenvolvimento e se esta receita existisse seria muito fácil alguns ganharem muito dinheiro. Conforme JANETE, cada município procura construir o seu desenvolvimento, a partir das características e das condições que este local possui. Segundo a professora, hoje em dia se trabalha com as melhorias nas condições de vida das pessoas, que passa por melhores rendas, por condições adequadas de saúde, por acesso a educação, que na sua avaliação é um aspecto primordial. Para JANETE, a educação permite que as pessoas melhorem, passando de um nível a outro, melhorando as condições de vida, o nível salarial e o emprego. De acordo com ela, num município não é tão fácil construir perspectivas de desenvolvimento, como num estado, num país, aonde o governo tem mais condições favoráveis, mas o município por ser menor, permite que conheça melhor a realidade, que saiba o que está acontecendo em cada bairro e com base nisso, fica até mais fácil trabalhar o desenvolvimento no local. Apesar de estar em Horizontina a pouco tempo, desde janeiro, a professora disseque observou que o município tem forças muito interessantes, pois em geral quem vive aqui gosta do local, com um capital social muito grande, tendo a capacidade de se unirem como associações e grupos que buscam juntos discutirem aspectos de crescimento. JANETE expos que ações de desenvolvimento nunca são de curto prazo, precisando de um planejamento e de um acompanhamento, e as vezes, não somente aqui no município mas em outros também, é de que se tem uma energia inicial e como os resultados nem sempre vem imediatamente, se perde um pouco o foco, e é preciso que se continue trabalhando nesta perspectiva de continuar com esta energia. A professora lembrou que é apesar de ter a empresa John Deere, que é muito importante, é preciso valorizar mais as pequenas empresas e o setor agrícola. JANETE STOFFEL avaliou que o Planejamento Estratégico Municipal, elaborado em 2007, tem uma visão muito interessante e se for colocado em pratica, tem questões que podem contribuir para geração de renda.

Vereador Larri Jappe do PDT participou do Cafécom Idéias dia 27 de maio

O Café com ideias do dia 27 de maio,no Jornal Vera Cruz 1ª Edição,contou com a participação do vereador LARRI LAURI JAPPE do PDT. Para LARRI, o avanço passa pela ERS 305, que é uma obra que está há mais de 20 anos e vem travando o desenvolvimento, dando como exemplo, Três de Maio que quando ligou asfalto via Independência, acessando Ijuí, ao longo desta ligação asfáltica, inúmeras obras a partir do trevo daquele município. LARRI disse que a ERS 305 vai ligar Horizontina a região Celeiro, tendo da mesma forma um desenvolvimento parecido. Com relação ao setor metalmecânico, o vereador expos que a industria brasileira perdeu nos últimos dez anos, 10% do PIB no seu setor de produção, que representava na época 27% do PIB nacional e hoje o setor industrial representa 16% do Produto Interno Bruto, e esta queda é reflexo das importações da China, da Argentina, do Mercosul, da União Europeia, devendo nós ter presente esta variação. LARRI salientou que Horizontina hoje não é uma industria de colheitadeiras na nossa planta industrial, é hoje chamada de montadora de colheitadeiras, pois os motores vem produzidos da Argentina, tendo 80% ou mais das peças utilizadas para montagem são produzidas em outras regiões do país e mundo, e esta planta hoje está aqui amanhã poderá estar em outro lugar, como a logística de transporte das peças está em São Paulo, como a montadora de tratores foi para Montenegro. Segundo LARRI, em visita feita esta semana a pequenas industrias do setor metalmecânico, onde todas elas e na sua avaliação de forma correta, estão conduzindo seu processo de industrialização, entre 70 e 80% do que é produzido em Horizontina já está sendo vendido para outras regiões, não mais para a John Deere, para garantir que nos momentos de baixa tem aonde colocar sua produção e se manter. LARRI especulou que estas empresas precisam ser melhoradas e auxiliadas, na busca de novos mercados como em São Paulo e em Caxias do Sul. Outro setor que merece destaque no município, conforme o vereador, é o setor primário, que precisa ter atenção especial, pois temos em Horizontina de 25 a 28% da população é do meio rural, ligada ao agronegócio, que responde imediatamente. LARRI falou que na sua visão, o desenvolvimento de Horizontina passa por estes dois setores, mas também o agronegócio precisa ter um tratamento diferenciado, pois o setor está muito bem, inclusive com outros municípios, como Três de Maio, que montou uma equipe técnica e uma assessoria. No governo passado, de acordo com o vereador, se buscou uma parceria com a Sadia, que hoje vai ampliar sua planta em 30%, e nada está acontecendo no município. No setor leiteiro LARRI disse que mais de 100 matrizes foram buscadas em Pelotas, da raça Jersey, que propiciou um aumento significativo da produção leiteira, pois hoje no município deverá ser produzido 10 milhões de litros de leite por mês.

Empresário PEDRO VANDERLI participou do Cafécom Idéias dia 25 de maio

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição de quarta-feira dia 25 de maio, o Café com Ideias, que contou com a participação do empresário PEDRO VANDERLI MAROS DA CRUZ. Para o empresário, o município deveria investir mais na agroindústria, através da busca de verbas estadual e federal, a partir de projeto concreto e bem elaborado, haja visto que a em nível de saúde e educação, o município vem se destacando há vários anos. PEDRO disse que um fator muito importante para o desenvolvimento municipal seria a construção do anel viário. O empresário salientou que Horizontina depende muito da empresa John Deere e da prefeitura municipal, e deveria ser mais diversificado, com a instalação de novas industrias e empresas, a partir de incentivos. PEDRO VANDERLI expos que está há treze anos instalado no município, e até hoje não recebeu a visita de nenhum gestor público. PEDRO VANDERLI tem empresas instaladas, a Tear Enxovais, nos municípios de Horizontina, Três de Maio e Santo Ângelo.

MARCOS AURELIO SCHNEIDER participou do Café com Idéias dia 24 de maio

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição o Café com Ideias, que contou dia 24 de maio, com a presença do empresário MARCOS AURELIO SCHNEIDER, o BUDA. Para BUDA, o desenvolvimento está nas pessoas e cada uma tem a sua maneira de adquirir as competências, com as características de caráter da pessoa que se discute no meio da família que se envolve no desenvolvimento do ser humano, acabam adquirindo uma habilidade para capacidade. Segundo o empresário, o desenvolvimento é um conjunto de que as pessoas conseguem aprimorar um desenvolvimento de forma mais qualificada, no momento que se abre o caminho para receber as competências, que são adquiridas com o tempo, na família, na educação, na sala de aula, com os ensinamentos dos pais e com os amigos. BUDA disse que o desenvolvimento envolve vários ambientes, o lado profissional, empresarial e comunitário em que a pessoa está inserida, sendo que elas precisam admitir em participar mais na sua comunidade, nos aspectos públicos e em todas as discussões precisam se envolver. De acordo com o empresário, o que pode se verificar em Horizontina é uma dependência muito grande pelo fator gestão pública, porque hoje a prefeitura é a segunda maior empresa do município, ficando atrás somente da John Deere e por isso, fica uma dependência muito grande do desenvolvimento da comunidade, os fatores que fazem uma diferença maior. Com relação aos investimentos que estão sendo feitos hoje pelo Poder Público, BUDA expos que é muito fácil de ser oposição, mas na época de eleição as pessoas acabam prometendo muita coisa que vai acontecer, que vai ser feito e quando chega na prática acaba não acontecendo e esse é um ciclo que vem acontecendo a bastante tempo. BUDA salientou que Horizontina precisa ser mais rápida, pois se temos hoje uma questão muito forte em qualidade de vida, conseguindo manter o nível de habitantes, mas mesmo assim não foi possível manter os filhos aqui, pois a grande maioria vai embora porque não consegue desenvolver no município o seu talento, em termos de oportunidade profissional.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.