segunda-feira, 30 de abril de 2012

BM de Horizontina ainda não possui equipamento para aferir películas, mas faz alerta a condutores.


A afirmação foi prestada pelo Tenente João Carlos Amadori, Comandante do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar de Horizontina, em entrevista à Rádio Vera Cruz, nesta segunda feira dia 30. O Tenente frisou que a fiscalização está sendo feita neste momento de uma forma mais intensa por parte da Policia Rodoviária Estadual. Disse que na última semana houve uma fiscalização mais rigorosa inclusive no interior de Horizontina, na localidade de ER
S 305, próximo a Esquina Tunas. Como a Brigada Militar ainda não possui o equipamento para aferir se a visibilidade das películas estão de acrodo com a legislação, não está ocorrendo a fiscalização na cidade. No entanto, alerta-se aos condutores de veículos para que retirem as películas mais escuras dos automóveis ou façam a medição em local apropriado para tal, para verificar se está de acordo com a determinação do Contran. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do ano de 2007, muda o índice de visibilidade dos vidros traseiros de 50% para 28%. Segundo a determinação o vidro traseiro até pode ser mais escuro, mas é proibido o escurecimento nos outros vidros, com a visibilidade tendo de ser de 75% para pára-brisa e 70% nos vidros laterais e dianteiros. Segundo o Tenente Amadori, a fiscalização se dá por meio de um medidor de transmitância luminosa aprovado pelo Inmetro. A resolução faz com que o proprietário de veículo em desacordo, que poderá ser multado em R$ 127,69, além de ter contabilizado cinco pontos na CNH. O carro pode ser apreendido até que seja regularizado. Em caso de dúvidas sobre a visibilidade da película, os condutores de veículos podem fazer a medição em Santa Rosa, em um posto de combustível antes da chegada á cidade, ao valor de R$ 50.

Rádio Vera Cruz com estúdio remodelado


A Rádio Vera Cruz completa neste mês de maio, 50 anos de história. Para tanto várias atividades estão sendo organizadas. Para o dia 13 de maio, acontece o Domingão 50 anos Rádio Vera Cruz com shows diversos durante a tarde. Dia 29 de maio, o Jornalista Lasier Martins da Rede Gaúcha Sat vai estar apresentando dois programas direto de Horizontina. A emissora está realizando uma remodelação em seus estúdios afim de recepcionar os visitantes nestas comemorações. A partir desta semana já começou a transmitir do Estúdio principal em novo estilo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Vereador esquece de participar de sessão e faltou seu voto para aprovação de projeto

Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira dia 23, a Câmara de Vereadores de Tucunduva reprovou o projeto de lei enviado pelo Executivo Municipal que buscava adequar os cargos em comissão da Prefeitura Municipal. Trata-se dos cargos em Funções Gratificadas- FGs e Cargos de Confiança- CCs. O projeto de lei previa a mudança nas estruturas dos cargos em razão de Acórdão do Tribunal de Justiça que declarou inconstitucionais 32 cargos de confiança da Prefeitura de Tucunduva. O placar da votação foi de 4 votos contrários, de todos os Vereadores da bancada do PMDB e 3 favoráveis, dos Vereadores da situação. O Vereador Luis Patias PP não compareceu na sessão e não foi localizado pelos colegas. Como a Câmara é presidida pela vereadora Cecilia Bernardi PT, ela não votou, pois somente participa de votação em caso de empate. Desta forma, o projeto foi rejeitado. Segundo o prefeito Mateus Busanelo, com esta decisão todos os cargos que estão irregulares devem ser exonerados a partir desta quarta feira dia 25. A partir daí, deverá ser buscado um entendimento com a oposição e tentar alterar o projeto, afim de que possam ser regularizadas estas funções. Já o vereadores da oposição, além que a atual administração realizou diversas contratações de cargos, que estão em funções de forma irregular. O vereador Ivo Balsan PMDB, disse que como a função do vereador é fiscalizar as ações do executivo, não havia como votar favorável, sendo que há irregularidades em algumas contratações. Disse ainda que a oposição não tem culpa que o vereador do PP esqueceu de comparecer à sessão, que causou a rejeição do projeto.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

‎120ª Zona Eleitoral informa alterações em locais de votação

Tendo em vista recente atividade de vistoria dos locais de votação, pertencentes a esta 120 ZE, foram realizadas algumas alterações, nos municípios de Novo Machado e Tucunduva, como segue:
1. No município de NOVO MACHADO, ocorreu a transferência da Seção nº 32, da Igreja Evangélica de Cristo, em Lajeado Comprido, para a Escola Estadual Roque Gonzales, na localidade de Três Pedras.
2. No município de TUCUNDUVA, foi criado um novo local de votação, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José Operário, na Vila Operária - Seção 85, afim de que esta seção tenha o mínimo exigido de eleitores (50 por seção), solicita-se que todos aqueles que queiram transferir seu local de votação para esta Escola compareçam ao cartório eleitoral até o dia 09 de maio próximo, trazendo consigo a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço e o título de eleitor antigo.
3. Foram transferidos os seguintes locais de votação, em TUCUNDUVA: os eleitores da seção 26, do Salão da Comunidade de São Miguel passam a votar no Salão da Comunidade de São Braz.
4. Os eleitores da seção 45, da Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, da Ressaca do Guerrilha passam a votar no Salão da Comunidade do Lajeado Guerrilha.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Bodas de Ouro da Rádio Vera Cruz será comemorada com grande evento





Está confirmado para o dia 13 de maio, dia da comemoração dos 50 anos da Rádio Vera Cruz, um grande evento em frente à emissora, na Rua Balduino Schneider. A festa, que será também no dia das mães, terá muitas atrações desde a parte da manhã, nos estúdios da emissora. A partir das 13:30 horas haverá uma programação na rua, com atrações diversas, brincadeiras, balões, sorteios de prêmios e programas apresentados ao vivo. Das 14 as 16 horas terá o programa Manotaço ao vivo, seguido de apresentação de uma Banda ao estilo Pop Rock. A partir das 17 horas, haverá apresentações de bandas, sendo que já estão confirmadas as presenças do Grupo Hello e Banda Monte Carlo. Para fechar a festa a noite, terá dois shows Sertanejo Universitário, com a cantora Luana Liz e logo em seguida o grande show com os sucessos de Henrique Dilan. Além destas atrações, muitas novidades devem ser realizadas para comemorar os 50 anos da emissora. Já no dia 29 de maio, estará em Horizontina o Jornalista do Grupo RBS Lasier Martins, apresentando dois programas pela Rede Gaúcha Sat, também integrando a comemoração das Bodas de Ouro da Rádio Vera Cruz.

Colato confirma ao partido que não concorre à reeleição


O Partido Progressista de Horizontina esteve reunido nesta segunda feira dia 16, para discutir sobre as eleições de outubro. O presidente da sigla, vereador Alvaro Calegaro, abriu a reunião, que com a presença de cerca de 40 lideranças do partido,falando dos trabalhos que se pretende realizar visando o processo eleitoral. Destacou que na última semana, os partidos integrantes da coligação que administra o município, PP,PMDB e PSDB, com apoio também do PC do B, onde todos manifestaram a vontade de permanecer juntos no pleito deste ano. Álvaro disse ainda que também há interesse em buscar mais partidos para fazerem parte da aliança. Logo em seguida, o prefeito Irineu Colato fez uma explanação das principais ações que estão sendo executadas pelo Governo Municipal. O presidente do partido, Álvaro Calegaro, disse ao prefeito Colato, que o partido queria saber dele sua posição referente a possibilidade de concorrer a reeleição ou não, uma vez que o prefeito tem se manifestado à imprensa e a comunidade que não seria mais candidato. Colato afirmou que em 2008 quando concorreu, já havia dito que seria a sua última eleição, acrescentando que na época foi candidato, uma vez que o partido fez uma pesquisa interna e o seu nome figurava como o preferido pelos eleitores. No entanto disse que agora acredita que já fez sua parte, sendo 4 vezes prefeito de Horizontina, e deixou em aberto para o partido escolher outro nome ou discutir com outros partidos uma possivel coligação. Com isto, foram discutidos ainda alguns nomes para concorrer a Câmara de Vereadores, sendo que em um segundo momento será tratado sobre nomes para compor a majoritária. Com relação a pré candidatos a Câmara de Vereadores, se colocaram a disposição os 3 vereadores para a reeleição, Álvaro Calegaro, Rui Hirt e Airton Matjie, além de Averi Padoin, o Chico, que se desimcompatibilizou da função de Secretário Municipal de Agricultura na última semana para concorrer ao legislativo. O PP deverá realizar novo encontro nos próximos dias, para dar sequencia a estas discussões, bem como se reunir com outros partidos para buscar novos apoios.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Secretário Beto Albuquerque afirma que obras da RS 305 iniciam amanhã


As obras da 305 deverão ter inicio amanhã. A informação foi prestada na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, BETO ALBUQUERQUE, ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição. Segundo o secretário, desde semana passada máquinas estão sendo transferidas a Horizontina, com o plano de obras desde o começo prevendo a ação e construção de obras na 305, mas como os contratos são muito antigos e cheios de problemas, vencidas e incompletas em sua maioria. BETO disse que a demora da retomada não era por falta de recursos ou como alguns apressados críticos diziam de que faltava vontade politica. Segundo o secretário, estes contratos muito antigos quando se decide faze-los enfrenta um milhão de problemas, é licença ambiental que não existe, na subida depois de Cascata não havia se quer projeto de drenagem e tudo isso está sendo atualizado, os prazos, repactuando um conjunto de ações, inclusive com a empresa, e meta do primeiro era de completar os cinco quilômetros até Cascata, colocar a capa asfáltica nos quase dez quilômetros, para ato continuo, depois de concluída toda a revisão do projeto, para poder fazer integralmente toda a ERS 305. BETO ALBUQUERQUE ressaltou que amanhã a empresa SBS inicia os trabalhos e muito brevemente, ainda se possível esta semana, estará acompanhando a retomada concreta das obras. O secretário expos que será utilizada na obra uma tecnologia sul-africana, com aplicação de novo modelo de pavimento, com a redução de custos, sem comprometer a qualidade da estrada. BETO ALBUQUERQUE disse que serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões, com a previsão de entrega até Crissiumal no ano de 2013.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Partidos aliados que governam Horizontina começam discutir sucessão de Colato


O PP,PMDB,PSDB e PC do B, partidos que administram o município de Horizontina, iniciaram nesta quinta feira dia 12, as tratativas visando o processo eleitoral de outubro. Segundo o vereador Alvaro Calegaro, presidente do PP, com exceção do PC do B, os demais partidos se fizeram presente ao encontro. Frisou no entanto, que mesmo não estando na reunião, o presidente do PC do B, havia se manifestado que acataria a decisão dos demais partidos. Destacou que o posicionamento de todos as partidos é de continuar a coligação, na tentativa inclusive, de conversar com outros partidos para integrarem a coligação. A partir da posição de todos os partidos de seguirem na coligação, cada uma sigla partidária estará reunindo seu diretório para discutir possíveis candidatos a câmara de vereadores, bem como buscarem nomes para a sucessão do prefeito Irineu Colato. Álvaro frisou que Colato tem afirmado que não pretende concorrer a reeleição. Quando a nomes do partido, disse que o empresário Elemar Beck tem se colocado a disposição como possível candidato. Destacou ainda que o seu nome também está a disposição para a majoritária. Com relação a uma possível coligação com o PPS, com Marco Aurélio Schneider, o Buda, como candidato a prefeito, Álvaro disse que são conversações que existem e que ainda dependem de articulações dos partidos.

Secretário Beto Albuquerque faz anúncio da retomada da ERS 305


O Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, fará o anúncio na segunda feira dia 16, em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, da retomada das obras da ERS 305. As obras devem iniciar na segunda feira, no trecho entre Horizontina e Distrito de Vila Cascata. A partir desta semana já começam a chegar ao municípios as primeiras máquinas da empresa SBS Engenharia , responsável pela execução dos trabalhos. A obra esteve parada a mais de 20 anos. No dia 11 de setembro de 1989 foi assinado o termo de cooperação entre o Estado do Rio Grande do Sul e municípios da região, para a execução da referida obra de 34 Km. No entanto menos de 15 Km foram asfaltados, trecho que hoje está em péssimas condições. Segunda feira dia 16, é a data que o Estado confirma para retomada dos trabalhos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Réu é condenado a 14 anos de reclusão em Horizontina


O Tribunal do Júri da Comarca de Horizontina esteve reunido nesta quinta feira, para julgar Hélio Rufino D’Avila, acusado de homicídio contra Lori Carvalho, popular Tibica. O crime ocorreu dia 23 de julho de 1993 na Rua Independência, Bairro Bela União. O réu está desaparecido desde a data do crime. No entanto, mesmo se passando 18 anos do fato, a legislação permite que ocorra julgamento mesmo com o réu estando ausente. O corpo de jurados entendeu que Hélio Rufino D’Avila praticou o crime contra Lori Carvalho. Com isto, ele foi condenado a 14 anos de reclusão. Na defesa do réu atuou o Defensor Público Itinerante do Estado, Dr. Rafael Rafaelli, na acusação a Promotora de Justiça da Comarca Local, Dra. Raquel Marchiori Dias e na presidência dos trabalhos o Juiz de Direito titular da 1ª Vara, Dr. Danilo José Schneider Júnior.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Terra afirma que política do governo federal e mudanças na John Deere são indícios de que a empresa esteja indo embora .Direção da John Deere nega.


O Deputado Federal Osmar Terra, PMDB divulgou nota na imprensa, observando que a unidade da John Deere em Horizontina, fábrica de tratores, colheitadeiras e máquinas agrícolas demitiu 40 trabalhadores no dia 3 de abril, agravando o problema social na cidade e região Noroeste do Rio Grande do Sul. O parlamentar disse que no ano passado, outros 300 funcionários foram dispensados, por causa da falta de mercado para seus produtos. A diretoria da empresa justificou que a redução visa ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção do mercado. O deputado Osmar Terra lamenta a decisão e afirma que a empresa sofre uma pressão absurda de bloqueio de seus produtos na Argentina, bem como a transferência de suas fábricas do Rio Grande do Sul para o outro lado da fronteira. O governo de Cristina. Kirchner bloqueou por nove meses as exportações da John Deere para Argentina, até que a empresa concordasse em construir uma fabrica de colheitadeiras lá. Isto já acontece com a unidade de no município de Granadero Baigorria (Santa Fe), onde na semana passada houve um encontro de 200 empresários argentinos com o propósito de desenvolver uma rede de fornecedores locais para a produção de sete modelos de tratores e quatro colheitadeiras. Ele afirma que o objetivo é produzir 25 mil tratores por ano. Terra enfatiza ainda que o quadro é agravado pela retenção, durante nove meses, de 600 tratores e colheitadeiras da indústria John Deere, de Horizontina, na aduana argentina. O parlamentar enumera alguns fatos que provam que a John Deere está de saída de Horizontina: 1) a diretoria da empresa, que residia na cidade, mudou-se para Porto Alegre e será transferida para São Paulo; 2) a fábrica de tratores de Horizontina foi fechada e transferida para Montenegro; 3) a fábrica de colheitadeira reduz drasticamente sua produção e deve ser levada, a curto prazo, para a Argentina. Terra critica a política do governo federal “que permite que a Argentina pressione e ganhe uma planta industrial da John Deere”. Observa que a fábrica a ser ampliada está distante cerca de mil quilômetros de Horizontina. O deputado acusa o governo brasileiro de passividade diante das ações do país vizinho e propõe uma mobilização dos setores produtivos e parlamentares gaúchos para exigir providências.
Já a John Deere, esclarece através de nota enviada ao Departamento de Jornalismo da Rádio Vera Cruz de Horizontina, que em setembro de 2011 havia feito o anúncio que estaria investindo na ampliação da sua fábrica de Granadero Baigorria, região metropolitana de Rosário (província argentina de Santa Fé) para iniciar a produção de 7 modelos de tratores e 4 de colheitadeiras, ampliar o centro de armazenagem de peças e componentes e o centro de treinamento de clientes e concessionários. Atualmente, a fábrica produz motores a diesel destinados a máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e geradores elétricos. O anuncio foi feito na época pela presidenta Cristina Fernández de Kirchner pelo presidente mundial da Divisão Agrícola & Turf da John Deere, Mark von Pentz, nas presenças de Aaron Wetzel, vice-presidente de Marketing e Vendas América Latina, Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos América Latina, Antonio Garcia, presidente das Indústrias John Deere Argentina, e Sergio Fernandez, diretor das Indústrias John Deere Argentina.
Com a ampliação das linhas de produção, a fábrica, que hoje possui 520 funcionários em uma área construída de 40 mil m², gerará cerca de 300 novos empregos diretos e 1 mil indiretos.
A Argentina foi o ponto de partida da John Deere na América do Sul, com a inauguração da fábrica em Granadero Baigorria, em 1958. A industrialização da região deu grande contribuição para o avanço da mecanização na agricultura argentina e dos países vizinhos. Uma rede de 49 concessionários com 74 pontos de venda coordena a comercialização dos equipamentos da marca no país, diz a nota.
Com relação ao novo centro administrativo para a América Latina em Indaiatuba, a John Deere explica que houve o anúncio em julho do ano passado, sobre a transferência do Escritório Regional América Latina e do Banco John Deere, de Porto Alegre para Indaiatuba, localizada a 100 km da capital paulista. Segundo a Multinacional, a mudança visa fortalecer a estratégia de negócios da John Deere no Brasil. Segundo Aaron Wetzel, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Marketing e Vendas América Latina, após uma rigorosa análise de mercado, São Paulo foi escolhido para receber o Escritório Regional pela sua localização geográfica estratégica no continente e infraestrutura logística de estradas e aeroportos, como o aeroporto internacional de Viracopos, localizado ao lado Centro de Distribuição de Peças para América do Sul, em Campinas. Além disso, o novo escritório permitirá maior integração dos profissionais da John Deere ligados aos diferentes negócios da empresa. Wetzel explica que a transferência do Escritório Regional não interfere nas operações em Montenegro e em Horizontina, onde estão instaladas as fábricas de tratores e de colheitadeiras e plantadeiras. Somadas, as duas fábricas empregam hoje cerca de três mil funcionários diretos. “Manteremos nossa política de investimentos para que as duas unidades continuem atingindo seus excelentes níveis de produtividade, oferecendo as mais modernas tecnologias agrícolas aos produtores por meio de uma sólida rede de concessionários, e gerando emprego e oportunidades de desenvolvimento profissional no Estado”, analisa Wetzel. “O Rio Grande do Sul tem grande importância para os negócios da John Deere, não apenas pelas suas fábricas, mas também pelo potencial agrícola e relevância na produção de alimentos no Brasil”, completa.Nesta terça feira dia 10 de abril, as 8 horas, o Deputado Osmar Terra estará concedendo entrevista ao Jornal Vera Cruz Primeira Edição, na Radio Vera Cruz, sobre este assunto.

PRB estará reunido hoje em Horizontina


O Partido Republicano Brasileiro (PRB) realiza em Horizontina, nesta segunda-feira (9), o ato de fundação dos segmentos políticos PRB Mulher, Jovem, Verde e Comunitário do município. Na solenidade, no Centro Cultural de Horizontina – a partir das 18h30, serão empossados presidentes do PRB Jovem, Cristian Pavan; do PRB Verde, Ezequiel Martins e do PRB Comunitário, Waldir Silva. O encontro deverá contar com a presença do presidente estadual da legenda, deputado Carlos Gomes; da presidente do PRB Mulher-RS, Ledi Teixeira; do presidente do PRB Jovem gaúcho, Dayvid Windson; da presidente do PRB Verde-RS, Gabriela Ottmann e do presidente estadual do PRB Comunitário, André Canal.

“Nosso objetivo é descentralizar as ações de atuação do partido, fortalecendo os laços do PRB com cada uma dessas militâncias, por meio da criação de políticas públicas que atendam as suas demandas e defendam os seus direitos”, explicou o presidente do PRB de Horizontina, Jessé Martins. O presidente da sigla no Rio Grande do Sul, deputado estadual Carlos Gomes, destacou a importância da implementação dos braços políticos nos municípios para que haja maior aproximação da legenda com a população de cada segmento. “Existem reivindicações que necessitam de encaminhamento específico, além do que, esses movimentos servem para propor ideias que promovam o desenvolvimento social desses grupos”, salientou.

sábado, 7 de abril de 2012

Funcionário públicos desacatados em Tucunduva

Dois funcionários públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Tucunduva foram agredidos na quinta feira por um casal, além de serem desacatados com palavras desrespeitosas, em pleno exercicio da função, o que constitui crime, previsto no art. 331- Código Penal,desacatar funcionário público no exercicio da função ou em razão dela. A pena é detenção de 6 meses a 2 anos ou multa. O casal foi até a sede da secretaria de saúde cobrar por uma cirurgia, visivelmente alterados, onde teria acontecido o desentendimento. A Brigada Militar foi chamada e efetuou a prisão dos mesmos conduzindo-os até a DP para registro.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Promotora se manifesta sobre arquivamento do inquerito sobre reforma do fusca em Horizontina

O que estava tramitando na Promotoria de Justiça era um inquérito civil, referindo-se a ocorrência de possível superfaturamento na reforma de dois veículos da prefeitura municipal de Horizontina, lotados junto a Secretaria da Agricultura./ De acordo com a Promotora de Justiça DRA. RAQUEL MARCHIORE DIAS, o inquérito civil é expediente prévio que serve para que o promotor de Justiça angarie subsídios para ajuizar uma ação ou até mesmo arquivar as investigações./ DRA. RAQUEL disse que não se trata de um processo, não sendo uma decisão judicial, mas uma decisão pelo arquivamento do inquérito civil por falta de provas, subsídios, para o ajuizamento de uma ação./ A promotora expos que a sua decisão para o arquivamento deste inquérito civil se baseou em todas as provas que foram colhidas desde 2009./ DRA RAQUEL reiterou que se baseou principalmente em três pontos para tomar a decisão que foi da divisão de assessoramento técnico do Ministério Público, que atestou que não houve superfaturamento, nem duplicidade de notas fiscais./ Também foi solicitada à concessionarias da Volkswagen da região, que realizassem um orçamento com base naquelas peças que foram substituídas nos dois veículos./ Segundo a promotora, foram feitos quatro orçamentos em quatro concessionarias da região, e a partir destes orçamentos fez uma tabela comparativa dos valores gastos pelo município e o que custaria para fazer o mesmo serviço que foi feito nestes veículos nestas concessionarias, para verificar se o preço cobrado pelas oficinas que realizaram estas reformas, estava dentro daquilo que o mercado realmente cobra./ Também foi realizada, de acordo com a DRA. RAQUEL, uma pericia por um engenheiro mecânico cedido pela Fahor, que realizou uma vistoria em ambos os veículos e atestou que não houve superfaturamento que o preço cobrado pelos serviços, de troca de materiais e de mão-de-obra, está dentro daquilo que é cobrado no mercado./ Foram apontadas supostas irregularidades na compra de um capô e que depois ao longo da investigação, o então prefeito municipal e então secretário de Agricultura, esclareceram estes fatos juntamente com os donos das oficinas que fizeram o serviço./ Em relação aos orçamentos das concessionarias, a partir desta tabela realizada pelo Ministério Público DRA. RAQUEL disse que se verificou de forma clara de que não houve superfaturamento na cobrança dos serviços./ Inclusive se esta mesma reforma, se esta mesmo troca de peças e mão-de-obra, fosse realizada nas concessionarias em que se foi questionada a respeito do valor, a reforma teria saído muito mais cara./ Também foi constatado pelo órgão do Ministério Público de Porto Alegre que não houve duplicidade nas notas fiscais e a partir destes principais pontos do inquérito civil que foi baseada a sua decisão, garantiu a promotora DRA. RAQUEL MARCHIORE DIAS./ As despesas realizadas pelo município no veiculo Fusca foi de R$ 12.872,54 e no veiculo Gol por R$ 8.480,00./ A promotora lembrou que teve uma concessionaria de Porto Alegre, a Unidos, que para fazer a reforma do veiculo Fusca gastaria R$ 26.000,00 e no veiculo Gol R$ 14.000,00, que era o valor mais elevado e nas outras concessionarias ficaria o Fusca em torno de R$ 18.000,00 e o Gol em torno de R$ 9.000,00 a R$ 11.000,00./ Com isso, conforme ela, se constatou que aqui no município as reformas ficaram com um valor abaixo, dentro daquilo que é cobrado no mercado, mas muito acima do valor de mercado dos veículos./ Também foi verificado, a partir dos orçamentos, das notas de empenho, que as reformas não foram feitas todas em uma oficina e isso demonstra claramente que não houve uma intenção de beneficiar uma oficina, foram sempre realizados dois ou três orçamentos e escolhida aquela oficina que apresentava o menor valor./ E isso, de acordo com a promotora, demonstra uma certa regularidade, porque a decisão se baseou de que não houve locupletamento do então prefeito municipal e do então secretario municipal da agricultura, não havendo favorecimento de terceiros./ DRA. RAQUEL falou que o então prefeito JOÃO DE OLIVEIRA BORGES foi condenado a ressarcir ao município de Horizontina, a diferença entre o valor de mercado do veiculo e o valor total das reformas, algo em torno de R$ 9.000,00./ Com relação ao veiculo Gol, DRA. RAQUEL argumentou que a Lei de Licitações afirma que a licitação pode ser dispensada quando o valor do serviço for de até R$ 8.000,00, e como o valor gasto na reforma do Gol foi de R$ 8.400,00, a decisão que arquivou o inquérito civil tem referencia a estes valores, de que poderia ser enquadrado também nesta hipótese de dispensa de licitação, por ser um valor muito próximo./ Segundo a promotora foi emitida uma certidão pelo Tribunal de Contas e o município de Horizontina já ajuizou esta ação para cobrar este valor do então prefeito municipal./ DRA. RAQUEL MARCHIORE DIAS alegou que não conseguiu se visualizar uma má fé do então secretário e do prefeito municipal, pois foi mais uma atrapalhada, um agir sem pensar./

Dr. Mauricio Cardoso discute novamente o consenso nas eleições municipais

Seis partidos administram juntos o município de Dr.Mauricio Cardoso desde a eleição de 2008. Na ocasião, o prefeito Marino Polo, PP e o vice Antenor Desconsi do PT, foram eleitos com apoio de todos os partidos do município. Para este ano, PP,PT,PMDB,PSDB,PDT e PTB, estão novamente discutindo a possibilidade de concorrerem coligados no pleito de outubro. Nesta semana o Conselho Politico, formado por integrantes de todos os partidos, esteve reunido discutindo sobre o processo eleitoral. Dois nomes constam como os mais cogitados para concorrer, sendo do Vereador Noli Aimi e do ex prefeito Celito Savitzki, ambos do PP. Para a Câmara de Vereadores, ainda está sendo discutido como deverá ocorrer a composição das candidaturas.

Temporal causa estragos em Horizontina e região noroeste

Em Horizontina o vento chegou a 101 km/h as 10 horas desta quinta feira. Houve destelhamento em cerca de 30 casas e galhos de árvores caíram pelas ruas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os estragos foram registrados em diversos pontos da cidade. As equipes de socorro estão trabalhando para auxiliar as famílias que foram atingidas. Alguns locais estão sem energia elétrica. Não há informações de desabrigados. Em Três de Maio e Dr. Mauricio Cardoso houve quedas de árvores e a maior parte das cidades encontram-se sem energia elétrica. Em Santa Rosa o Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 ocorrências, sendo a maioria com queda de árvores, cerca de 30 casas destelhadas em vários pontos da cidade, sendo os mais atingidos, Bairros Ouro Verde, Cruzeiro e Auxiliadora. Algumas partes da cidade também encontra-se sem energia elétrica. Em Santa Rosa, uma pessoa idosa ficou ferida com a queda de um galho de árvore. Ela sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelo Corpo De Bombeiros. A RGE informou que cerca de 10 mil consumidores estão sem energia elétrica na região das missões.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Iniciou a Operação Viagem Segura


A partir de hoje os órgãos de trânsito do Estado estarão mobilizados para evitar acidentes e vítimas fatais no feriado de Páscoa. Trata-se da 6ª edição da Operação Viagem Segura, que terá reforço no período da noite. A ação reúne Detran, Cetran, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, coordenada pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e terá ainda nesta quinta feira. Também terá início o reforço de mídia, com veiculação de campanha em rádio e TV. Em 11 pedágios serão distribuídos 95 mil panfletos educativos com orientações aos condutores. A Operação de Páscoa se estenderá até a meia-noite de domingo, com atenção especial para as rodovias que levam à Serra e para o turno da noite. Nesse período, segundo dados estatísticos do Detran/RS, foram registrados mais acidentes com vítimas fatais nos últimos cinco anos na Páscoa, ou seja, das 109 ocorrências, 36% ocorreram entre 18 e 24h. Em 2010, foram 6,8 mortes por dia e, em 2011, 8,4 (considerando-se que o período do ano passado foi mais prolongado em razão do feriado de Tiradentes). Os 19 trechos mais críticos permanecem com reforço de fiscalização e ações conjuntas. A Operação Viagem Segura já contabiliza mais de 10% da frota gaúcha fiscalizada (530 mil veículos), aproximadamente cinco mil testes de bafômetro realizados e 60 mil infrações registradas. As autoridades destacam a importância do respeito às regras de trânsito, como a observância do limite de velocidade, uso do cinto de segurança inclusive no banco de trás, a não ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir e ultrapassagem somente em trechos permitidos, com segurança. É importante também que a viagem seja planejada, incluindo revisão do veículo e programação de paradas para descanso.

Justiça alerta quanto ao Calendário Eleitoral


No calendário do eleitor 9 de maio é ultimo dia para requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, pedir alteração no título eleitoral em caso de mudança de residência dentro do município ou solicitar transferência para seção eleitoral especial nos casos de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. Dia 6 de julho, data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral e a realização de comícios, 13 de julho último dia para qualquer cidadão denunciar a inelegibilidade de algum candidato, 29 de julho ultimo dia para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos para entrega. 8 de agosto ultimo dia para o eleitor que estiver fora do seu domicílio requerer a segunda via do título em qualquer Cartório Eleitoral, 27 de setembro ultimo dia para o eleitor requerer a segunda via do título dentro do seu domicílio eleitoral e 7 de outubro primeiro turno da eleição.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dra. Beatrice Didier assumirá como delegada de polícia em Horizontina

A Delegada de Polícia Dra. Beatrice Didier, que atuava na DP de Crissiumal, assumirá como titular em Horizontina. Ela vai substituir o Dr. João Paulo Barcellos, que foi transferido para a DP de Santa Bárbara do Sul. A Dra. Beatrice assumirá a DP local a partir do dia 16 de abril. Até aquela data, a Dra. Luciana Muniz Caon, titular da Delegacia da Mulher de Santa Rosa, responde como delegada substituta à DP de Horizontina.

Mais 40 demissões na John Deere em Horizontina

A John Deere anunciou hoje, a decisão de desligar 40 funcionários no seu quadro funcional na unidade de Horizontina. Esta redução visa ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção do mercado. A John Deere esclarece que, durante os últimos meses, recorreu a uma série de alternativas para manter os postos de trabalho de todos os funcionários da unidade. Inclusive construiu, em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, proposta adequada às necessidades exigidas pelos trabalhadores, como forma de ajustar a tradicional parada na fábrica nesta época do ano devido à queda na demanda por máquinas neste período do calendário agrícola. A proposta foi rejeitada pelos funcionários. Em nota, a empresa afirma que manterá sua política de investimentos no Rio Grande do Sul e em Horizontina. A região tem grande importância para os negócios da John Deere, não apenas pelas suas fábricas, mas também pelo potencial agrícola e pela relevância na produção de alimentos no Brasil.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Em Horizontina partidos de oposição podem fazer “ frentão” para as eleições de outubro

A maioria dos partidos que integram a oposição ao Governo Municipal de Horizontina, poderão formalizar uma grande frente para juntos concorrerem ao pleito de 7 de outubro. Há informações de que alguns partidos estariam se mobilizando para tentar convencer no mínimo 8 partidos de oposição, para se aliarem afim de enfrentar a atual coligação que administra o município, no processo eleitoral. Neste caso, estariam juntos PT, PDT, PTB, PSB,PSD,PV,PRB e possivelmente o PPS. Sabe-se que recentemente PT e PDT estariam selado um acordo no sentido em que os dois partidos trabalhariam um projeto em conjunto, afim de buscar outras siglas para uma possível coligação. Neste caso, o candidato a Prefeito seria o professor Nildo Hickmann do PT e o vice Adalberto Sartori ou Henrique da Silva do PDT. Henrique no entanto tem se manifestado que somente concorre na majoritária se for na cabeça de chapa, defendendo inclusive chapa única do PDT. Este posicionamento tem apoio inclusive de uma ala coordenada pelo vereador Larri Lauri Jappe e outros integrantes do partido. De outra parte, a coligação que administra o município, formada por PP,PMDB,PSDB e PC do B, por mais que o prefeito Irineu Colato-PP, tem afirmado que não concorre a reeleição, ainda estão aguardando um posicionamento oficial de seu líder maior, para definir o rumo da sigla. Especula-se ainda a possibilidade de Marcos Aurélio Schneider, o Buda, PPS, concorrer na cabeça de chapa, com o vereador Álvaro Calegaro do PP de vice. No entanto, esta possibilidade não é unanimidade entre os demais partidos que integram a coligação. PMDB e PSDB já estariam discutindo a possibilidade de formar uma terceira alternativa, caso isto venha a ocorrer. No PP também há intenção do empresário Elemar Jacob Beck de participar das prévias do partido. Estas articulações no entanto, ainda estão se definindo e devem ser somente oficializadas nas convenções que os partidos deverão realizar de 10 a 30 de junho.

PSDB de Tucunduva discute eleições municipais: PMDB teria indicado Anildo Freddo para a majoritária


Ocorreu sábado dia 31 de março em Tucunduva, um encontro promovido pelo PSDB local, para discutir sobre a atuação do partido no pleito de 7 de outubro. O encontro que contou com a presença de diversas lideranças, entre elas a Deputada estadual Zilá Breitenbach e o Coordenador regional do partido, Marcos Salomão, tratou sobre qual o caminho deve seguir nas eleições deste ano. O presidente do PSDB de Tucunduva, Fabrizio Gazzola, disse que foi uma oportunidade para fazer um diagnóstico do partido, ouvindo dos filiados como os mesmos pensam sobre a forma em que a sigla deve atuar no processo eleitoral de outubro. Gazzola afirmou que esta decisão deve ser feita em conjunto entre os filiados, não somente entre a executiva do partido, mas dando direito a todos os integrantes do PSDB de Tucunduva para que os mesmos possam opinar sobre o caminho a seguir. Disse que o município de Tucunduva precisa ter um planejamento diferente em termos de administração municipal, com um projeto a longo prazo, e desta forma é que o PSDB pensa, perseguindo metas mais arrojadas, não somente dependendo de emendas parlamentares, por mais que as mesmas sejam necessárias, afirmou. No questionário proposto aos filiados foi solicitado se os mesmos desejam candidatura própria ou coligação com outros partidos, e se for por coligação, qual ou quais partidos seriam os mais próximos. Também foi solicitado quais nomes seriam os mais cotados para concorrer tanto a majoritária quanto à câmara de vereadores. Fabrizio Gazzola disse ainda que a poucos dias houve uma conversa com o PMDB, onde o Diretório daquele partido expôs ao PSDB que o nome que teriam como pré-candidato a prefeito seria de Anildo Freddo. No entanto, o PSDB ainda não deu resposta quanto a possibilidade de coligação ou não com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Na eleição de 2008, PMDB e PSDB já concorreram juntos, tendo Paulo Schwertz do PMDB na época como candidato a prefeito e Fabrizio Gazzola PSDB a vice.

Prefeito Ioio descarta possibilidade de renunciar e concorrer a vice



Em entrevista na manhã desta segunda feira, dia 02, ao Jornal Vera Cruz Primeira Edição, da Radio Vera Cruz, o prefeito de Boa Vista do Buricá, Jorge Gilberto Klöckner, descartou a possibilidade de renunciar a prefeitura para concorrer a vice-prefeito no pleito de outubro. Disse que para sua surpresa centenas de pessoas lhe fizeram esta pergunta, mas que não há nenhuma possibilidade de renunciar e concorrer a vice, apesar do convite ter existido por partidos que fazem parte da coligação. Segundo Ioio, não é do seu perfil renunciar ao mandato, acrescentando também que está cansado da política. O prefeito afirmou que este é o momento de parar e retomar suas atividades na Caixa Econômica Federal. Frisou ainda que vai trabalhar para tentar eleger o candidato que a coligação que administra o município venha a escolher.

domingo, 1 de abril de 2012

Deputada Zilá Breitenbach participa de encontro do PSDB de Tucunduva e critica governo Tarso


A Deputada Estadual Zilá Maria Breitenbach, PSDB, participou de encontro do partido neste sábado dia 31, em Tucunduva.No encontro que contou com a presença também do presidente do partido em Tucunduva, Fabrizio Gazzola, do presidente do PSDB de Horizontina, Dr.Adão Canabarro Prestes,do Coordenador Regional da sigla, Marcos Salomão,da presidente da Juventude Estadual do partido, Micheli Petry, além de outras lideranças locais e regionais, a deputada criticou a postura do Governo Tarso, na forma em que vem administrando o Estado. Zilá disse entre outros pontos, que não se pode admitir que Tarso Genro foi um dos idealizadores no Governo Lula do piso nacional dos professores e agora deixa de cumprir, quando comando o governo estadual. Ela frisou que os deputados do PT, no governo Yeda, cobravam de forma rigorosa que fosse reajustado o salário do magistério, e agora os mesmos parlamentares estão com outro posicionamento. O Tarso aumentou o número de cargos de confiança em seu governo, sendo que a secretaria voltada para à agricultura, foi dividida em três pastas, afim de empregar "a companheirada", disse Zilá. A parlamentar afirmou que não entende como um governo anuncia que o Estado não tem falta de recursos, como foi dito pelo governador em Santa Rosa dia 30 de janeiro na interiorização, e ao mesmo tempo deixa de cumprir seus compromissos e promessas de campanha. Tarso Genro deu um calote eleitoral nos gaúchos, finalizou a deputada tucana. O PSDB de Tucunduva aproveiou o encontro para ouvir os filiados sobre qual caminho o partido deve seguir nas eleições municipais de outubro próximo.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.